|Streaming| "Misericórdia", de Alain Guitaudie, e retrospectiva da cineasta cubana Sara Gómez em maio na Filmicca
Plataforma ainda comemora os 50 anos do documentário “Grey Gardens”, que ganha versão restaurada.
![]() |
'Misericórdia' (2024), de Alain Guiraudie
|
A FILMICCA acaba de anunciar as estreias de Maio com filmes inéditos, joias contemporâneas e clássicos restaurados. Entre os lançamentos estão o francês “Misericórdia”, do diretor Alain Guiraudie, o aclamado documentário “Grey Gardens” faz 50 anos e ganha versão restaurada, os contemporâneos premiados “Here”, de Bas Devos, e “Vitalina Varela”, do português Pedro Costa, assim como uma retrospectiva permanente com 15 filmes da diretora cubana Sara Gómez, incluindo o longa “De Certa Maneira”.
ESTREIA EXCLUSIVA DE “MISERICÓRDIA”
Exibido no Festival de Cannes e eleito pela renomada revista francesa Cahiers du Cinéma como Melhor Filme de 2024, “Misericórdia” estreia com exclusividade na FILMICCA em 23 de Maio.
Na trama do novo filme do diretor de “Um Estranho no Lago” e “Na Vertical”, acompanhamos Jérémie, que regressa à sua cidade natal para o funeral do seu antigo patrão, o padeiro da aldeia. Decide ficar uns dias com Martine, a viúva. No entanto, um desaparecimento misterioso, as ameaças de um vizinho e um padre com estranhas intenções fazem a curta estadia de Jérémie na aldeia tomar um rumo inesperado.
O CINEMA REVOLUCIONÁRIO DE SARA GÓMEZ
A FILMICCA apresenta 15 filmes de Sara Gómez em uma coleção permanente, com a estreia de 14 curtas e médias-metragens e do filme “De Certa Maneira”, único longa-metragem da diretora, ao longo do mês de Maio, em versões restauradas.
Através de sua câmera, a pioneira cineasta cubana revolucionou o cinema com suas obras decoloniais. Ela registrou a história do povo cubano, realizando retratos íntimos de pessoas comuns e abordando o trabalho, a cultura afro-cubana, questões sociais e a saúde da mulher. Sara Gómez faleceu precocemente aos 31 anos, mas deixou um legado essencial com seus filmes.
Uma obra feminista poderosa e radical da Cuba pós-revolução, “De Certa Maneira” é um marco do cinema do país. O filme segue o romance crescente entre Mario, um operário de fábrica, e Yolanda, uma professora, enquanto enfrentam uma crise moral, que ressalta as diferenças em suas perspectivas e valores. Estreia dia 16 de Maio.
50 ANOS DE “GREY GARDENS”, O AMADO CLÁSSICO DOS IRMÃOS MAYSLES
Completando 50 anos de lançamento em 2025, “Grey Gardens” estreia na FILMICCA em versão restauradano dia 02 de Maio.
Em uma mansão decadente no Hamptons, em Nova York, vivem Big e Little Edie Beale, mãe e filha, abandonadas da alta sociedade e parentes reclusas de Jackie Onassis, viúva de John F. Kennedy e ex-primeira-dama dos EUA.
“Grey Gardens” é um retrato impressionantemente íntimo sobre isolamento, sonhos, paixões e cultura, assim como sobre uma complexa relação entre mãe e filha. O aclamado documentário dos irmãos Albert e David Maysles, e codirigido por Ellen Hovde e Muffie Meyer, rapidamente se tornou um clássico cult e consagrou Little Edie como um ícone da moda e uma rainha filósofa.
JOIAS DOS FESTIVAIS: “HERE”, “VITALINA VARELA” E “A BARQUEIRA”
Melhor Filme da mostra Encounters do Festival de Berlim, “Here” acompanha Stefan, um operário da construção civil romeno que vive em Bruxelas. Ele está indo passar as férias de verão no seu país, mas não sabe se volta. Se planejando para partir, ele prepara uma grande panela de sopa com os legumes da sua geladeira e leva como um presente de despedida para amigos e familiares. Mas enquanto espera o conserto do carro, ele conhece Shuxiu, uma belga-chinesa que está preparando um doutorado sobre musgos. A atenção dela para o mundo do quase invisível o detém em seu caminho. Em um processo de respeito completo ao tempo e ao presente, Stefan e Shuxiu nos conduzem com tranquilidade e encanto no universo da natureza.
O novo longa de Bas Devos, diretor de “Trópico Fantasma”, estreia em 09 de Maio.
Do aclamado diretor português Pedro Costa, “Vitalina Varela” é baseado na própria vida da atriz, que dá nome ao filme. Na história, acompanhamos a cabo-verdiana Vitalina Varela. Aos 55 anos, ela viaja para Lisboa para se reencontrar com o marido, após décadas de separação. Ao chegar em Portugal, ela descobre que ele faleceu e que seu funeral foi há três dias. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião. Sozinha em uma terra estranha e proibida, ela persevera e começa a construir uma nova vida.
Vencedor dos prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival de Locarno, “Vitalina Varela” estreia dia 30 de Maio.
O drama argentino, em coprodução com o Brasil, “A Barqueira” é o primeiro longa da diretora Sabrina Blanco e foi premiado no Festival de Málaga.
Na história, acompanhamos a adolescente Tati, que vive com seu pai em uma casa humilde no bairro ribeirinho de Isla Maciel, em Avellaneda, província de Buenos Aires. Uma adolescente temperamental, rejeitada pelos colegas, Tati sonha em se tornar uma barqueira, um trabalho quase extinto e sempre realizado por homens. Ela conhece um jovem barqueiro que se oferece para treiná-la. A jovem Tati, forçada a crescer sozinha em um ambiente hostil, conturbado e violento, aprende então a navegar pelo rio.
Estreia em 16 de Maio.
Serviço:
Onde assistir: www.filmicca.com.br ou nos apps para Smart TVs Samsung, LG ou com Android/Google TV (Philco, Sony, TCL, AOC, Phillips, entre outras), Apple TV e Amazon Fire TV. Disponível também em tablets e smartphones com sistema Android e iOS. Apps compatíveis com Chromecast.
Em Maio de 2025 na FILMICCA:
02/05: Grey Gardens, de Ellen Giffard, Muffie Meyer, Albert Maysles e David Maysles (EUA, 1975) – 14 anos
09/05: Here, de Bas Devos (Bélgica, 2023) – 10 anos
09/05: Eu Vou Para Santiago (Iré a Santiago), de Sara Gómez (Cuba, 1964) – 14 anos
09/05: Guanabacoa: Crônica de Minha Família (Guanabacoa: Crónica de mi família), de Sara Gómez (Cuba, 1966) – 14 anos
09/05: E... Nós Temos Sabor (Y... tenemos sabor), de Sara Gómez (Cuba, 1967) – 14 anos
09/05: Uma Ilha Para Miguel (Una isla para Miguel), de Sara Gómez (Cuba, 1968) – 14 anos
16/05: A Barqueira (La Botera), de Sabrina Blanco (Argentina, Brasil, 2019) – 12 anos
16/05: De Certa Maneira (De Cierta Manera), de Sara Gómez (Cuba, 1975) – 14 anos
16/05: Excursão a Vueltabajo (Excursión a Vueltabajo), de Sara Gómez (Cuba, 1965) – 14 anos
16/05: Minha Contribuição (Mi aporte), de Sara Gómez (Cuba, 1969) – 14 anos
16/05: Ilha do Tesouro (Isla del tesoro), de Sara Gómez (Cuba, 1969) – 14 anos
23/05: Misericórdia (Miséricorde), de Alain Guiraudie (França, 2024) – 16 anos
23/05: Na Outra Ilha (En la otra isla), de Sara Gómez (Cuba, 1968) – 14 anos
23/05: Poder Local, Poder Popular, de Sara Gómez (Cuba, 1970) – 14 anos
23/05: Nos Bateyes (De bateyes), de Sara Gómez (Cuba, 1971) – 14 anos
30/05: Vitalina Varela, de Pedro Costa (Portugal, 2019) – 12 anos
30/05: Um Documentário Sobre Trânsito (Un documental a propósito del trânsito), de Sara Gómez (Cuba, 1971) – 14 anos
30/05: Cuidados pré-natais (Atención prenatal), de Sara Gómez (Cuba, 1972) – 14 anos
30/05: Ano Um (Año uno), de Sara Gómez (Cuba, 1972) – 14 anos
30/05: Sobre Horas Extras e Trabalho Voluntário (Sobre horas extras y trabajo voluntario), de Sara Gómez (Cuba, 1973) – 14 anos